São Paulo - A petição criada no site change.org para exigir uma versão de PC para GTA V passou das 200 mil assinaturas. Nesse momento, ela acumula mais de 218 mil nomes em prol do pedido.
Iniciada pouco após a confirmação do título apenas para PS3 e Xbox 360, a petição criada pelo gamer canadense Mike Julliard afirma que é uma "grande vergonha" para a Rockstar anunciar GTA V excluindo o PC entre as plataformas que receberão o jogo.
Parte do argumento de Julliard indica que a maioria da comunidade que cria mods para a franquia está nos computadores. "GTA modificado é uma das coisas mais loucamente legais que você pode ter", diz o gamer.
Escalada - A petição por GTA V em PCs tinha atingido 100 mil assinaturas em novembro de 2012. Há menos de um semestre, ela já tinha chegado a 150 mil nomes.
De acordo com o cofundador da Rockstar Games, Dan Houser, a versão para PC de GTA V está "sendo considerada" e, apesar dos rumores sobre um possível lançamento em 2014, essa é a posição oficial da produtora neste momento.
Boatos sobre a versão para PC cresceram após a publicação de um anúncio de emprego da Rockstar que buscava um programador para ajudar a companhia a adaptar seus "títulos mais recentes" aos computadores. A oportunidade foi tirada do ar após gerar especulações.
É provável que GTA V siga o mesmo caminho de seu antecessor. GTA IV, de 2008, foi lançado para PCs oito meses após as versões para PS3 e Xbox 360.
GTA V será lançado em 17 de setembro para PS3 e Xbox 360. Além da versão para PC, uma possível adaptação para Wii U também segue em aberto. Aparentemente, versões para PS4 e Xbox One estão descartadas. A Rockstar já disse que preferia lançar o jogo para a atual geração de consoles por estar no auge de seu domínio sobre essas plataformas.